Trinca Ferro [Características, Cantando, Preço, …]

O Trinca Ferro (Saltator similis) é uma ave comum no Brasil, das aves selvagens mais apreciadas, sendo que ela é uma ave que pode ser um pouco agressiva, especialmente com outros pássaros, da mesma espécie ou não.

Consoante as zonas, foi lhe dado vários nomes pelas pessoas, tais como: Bico-de-Ferro, Tempera Viola, Pipirão, Estevo, Papa-Banana, Titicão, Tia-Chica, Chama-Chico, João Velho e Pixarro.

Características do Trinca Ferro

Em aparência, este pássaro tem como coloração geral olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdomen cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio.

Ele é uma ave muito dominante e territorial, sendo a sua convivência difícil com outros pássaros, especialmente machos. Isto nota-se mais ainda quando estes pássaros não vêm de cativeiro mas sim diretamente da natureza.

O Trinca Ferro têm um órgão chamado de siringe, o qual é responsável pelo seu canto único que faz com que muitas pessoas gostem deste pássaro.

trinca ferro cantando

Alimentação do trinca Ferro

A alimentação deste pássaro é mesmo muito variada, sendo eles omnívoros. Eles comem essencialmente sementes como alpiste, painço, girassol, aveia, cártamo, lentilha, sorgo, cânhamo mas também comem legumes, vegetais e pequenos insetos.

Se você tem ou deseja ter um Trinca Ferro, saiba que o mais importante é que ele tenha uma alimentação variada e não coma só um tipo.

Deve dar algo mais frequentemente e depois o resto vai dando como petisco. Umas dicas quanto à fruta que pode dar são por exemplo Maçã, Pêra, Banana, Melão, Manga, Kiwi e Goiaba.

Tenha cuidado nas quantidades porque eles tendem a comer muito, especialmente em cativeiro, o que pode fazer com que fiquem obesos.

Deve também ir trocando a água regularmente para que ela não fique suja e começe a criar bactérias que possam prejudicar a saúde dos seus Trinca Ferro.

trinca ferro

Veja mais posts sobre pássaros:

Filhotes de Trinca Ferro

Para eles acasalarem, nós recomendamos que estes pássaros sejam juntos na hora que você quiser que eles acasalem e durante uns dias eles vão “namorar” até que finalmente façam algo.

Costumam pôr 2 a 3 ovos e choca-los em duas semanas, mais ou menos. Deve construir um ninho relativamente grande e é importante que deixe alguns pauzinhos, palhas e folhas fora para que o pássaro possa ir pegar e ajeitar do seu jeito.

Um dos maiores desafios quando se fala na criação de filhotes de Trinca Ferro é eles não morrerem prematuramente.

Isso acontece a maioria das vezes por erros na sua alimentação. Como na natureza, os Trinca Ferro alimentam os seus filhotes essencialmente de animais vivos nas primeiras duas semanas, e você deve fazer o mesmo. Dê-lhe larvas de tenébrios, de 4 a 6 por filhote.

trinca ferro alimentação filhotes

Pode também ir alternando e ir colocando fruta e legumes também para que eles variem se os pais assim o acharem.

Para dar mais vitaminas, pode colocar essas larvas em leite em pó durante a noite para elas se irem alimentando e assim ficarem mais nutritivas.

Em falta de larvas pode-lhes dar farinha de minhoca. Todas estas coisas devem se encontrar em pet shops ou caso não tenham pode sempre lhes perguntar onde arranjar que normalmente vão saber responder.

Gaiola para o Trinca Ferro

Como ainda é um pássaro grande e gosta muito de se mexer, eu recomendo que quanto maior for a sua gaiola, melhor.

Alguns criadores gostam de gaiolas de madeira e elas são boas mas deve-se limpar bem para que não ganhem alguns bichos como piolhos, por isso ter o fundo removível é um bónus…

É importante manter a sua gaiola limpa.

3 comments Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *