Rottweiler [Caraterísticas, Preço, …]

O Rottweiler é um cão com uma disposição confiável e disposta, de grande inteligência e um instinto de segurança extraordinariamente forte.

Por causa de criadores irresponsáveis ​​e proprietários que nem criaram nem socializaram seus cães adequadamente, esta raça desenvolveu uma reputação que não é merecida como um cão perigoso.

Prova disso é que caraterísticas como a confiança e desejo de agradar fizeram com que se tornassem extremamente populares para a polícia, terapia, obediência, show, serviço e trabalho do cão de guia.

Eles são uma das raças mais populares na América como familiares e companheiros pessoais e quando criados com amor e bondade não são mais perigosos do que qualquer outra raça de cão poderoso.

Tudo Sobre o Rottweiler

História

O Rottweiler é uma raça desenvolvida na Alemanha, a qual é das mais antigas raças existentes sendo que os seus antecessores eram do antigo império Romano que com a sua expansão acabaram por ir para Norte e chegar á Alemanha e com os diferentes cruzamentos acabaram por se tornar o mais próximo do atual Rottweiler.

Este tipo de cão era usado por caçadores e pastores devido á sua postura e o seu porte, sendo bastante atlético e inteligente, o que o permite ser bastante versátil.

A raça também foi usada pelo exército alemão durante a primeira guerra mundial.

Ao longo do tempo foi cada vez ganhando mais adeptos tornando-se um animal de estimação para se ter no seio de uma família, um dos cães preferidos para a policia e seguranças, até para exposições.

O American Kennel Club admitiu o Rottweiler em seu Stud Book em 1931. O padrão oficial para a raça foi aprovado em 1935.

rottweiler saúde cuidados

Temperamento

O Rottweiler pode ser um cão bastante divertido e amável, mas devido ás suas origens e ao seu corpo tem de se ter cuidado porque pode se tornar perigoso, por isso é importante ser adestrado desde muito pequeno a ser obediente, por isso não recomendamos a ter um Rottweiler se você não tem grande experiência com cães e não consiga estabelecer essa posição de liderança sobre um cão destes.

Se quiser que estes cães se dêem bem com crianças, estranhos e outros animais, mais uma vez dizemos, que você deve o acostumar a todas estas coisas desde filhote para que ele seja amavel e não dê sinais de violência.

Para donos de cães experientes que têm tempo para se comprometer com uma raça grande, o Rottweiler é um verdadeiro amigo fiel.

Veja também mais cães de grande porte:

Adestramento Rottweiler

Rotties podem ser bem díficeis para adestrar e donos de cães novatos podem às vezes ficar sobrecarregados com a tarefa.

Esta raça grande, muitas vezes exibe domínio e assume que ele é o único responsável pela casa. Regras e limites devem ser reforçados com 100% de consistência.

Adestramento deve ser conduzido com confiança e firmeza, mas nunca sendo áspero ou agressivo.

Um Rottweiler precisa respeitá-lo para aceitar a liderança de você e a sua resposta à raiva e punição física é desconsiderar você como o líder e assumir o papel ele mesmo.

O adestramento deve começar cedo, antes que quaisquer maus hábitos possam se desenvolver. A socialização também deve ser realizada cedo e frequentemente.

Eles são naturalmente cautelosos com estranhos, então eles devem aprender que os hóspedes são bem-vindos em sua casa.

rottweiler filhote

Saúde e Cuidados a ter

Eles não precisam de grandes cuidados em termos de higiene, sendo apenas preciso escovar o pelo uma vez por semana se possível e tirar o pêlo quando esta na altura de cair.

Deve ter uma casa com quintal pelo menos para que o seu cão possa queimar alguma energia e se manter mais calmo e saudável.

Recomendamos também a fazer caminhadas com ele, com coleira, para ajudar na tarefa de lhe dar exercício e o deixar melhor em termos físicos e mentais.

Relativamente a doenças e complicações na sua saúde existem algumas coisas que se tornaram bastante comuns devido à sua génetica, sendo elas:

  • Alergias;
  • Lesão do ligamento cruzado cranial;
  • Dilatação gástrica;
  • Câncer;
  • Displasia de cotovelo e quadril;
  • Epilepsia;
  • Surdez congênita;
  • Entrópio;
  • Cistos de íris;
  • Atrofia progressiva da retina;
  • Lipidose folicular;
  • Infecção parvoviral;
  • Gastroenterite eosinofílica;
  • Enterite;
  • Hipotireoidismo;

Caso queira tomar ainda mais algumas medidas de prevenção para garantir a saúde de qualquer um dos seus cachorros, sendo ele um Rottweiler ou não, poderá ainda fazer as seguintes coisas:

  • Verificar as orelhas regularmente para sinais de acúmulo de cera, irritação ou infecção;
  • Limpar as orelhas com uma bola de algodão e um limpador veterinário aprovado;
  • Escovar os dentes semanalmente para evitar o acúmulo de tártaro, promover a saúde das gengivas e manter o mau hálito sob controle;

E então, já ficou a saber mais sobre o Rottweiler, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *