Maine Coon [Caraterísticas, Preço, …]

Historia do Maine Coon

O Maine Coon é a raça de gato mais comprida do mundo.

Este gato tem origens na Europa, o qual se acredita ser resultado do cruzamento entre gatos de pêlo curto europeus e o Angorá, sendo que se foi adaptando e mudando a sua forma para suportar o frio que se fazia sentir na Nova Inglaterra nos séculos 16 e 17, sendo que ficou bastante grande e com um pêlo denso.

Eventualmente foi parar aos Estados Unidos, mais concretamente à região de Maine, da qual vem o seu nome.

Atualmente são dos gatos mais populares do mundo apesar de já terem passados fazes onde o seu número de exemplares desceu bastante.

Características do Maine Coon

Esta raça é a mais comprida do mundo, como já foi dito, na qual os machos pesam entre 7kg e 11kg medindo até 120cm de comprimento e 40cm de altura, enquanto as fêmeas pesam entre 4,5kg a 7kg e as medidas são pouco inferiores ás dos machos.

Têm bastante pêlo, camada dupla de pêlo, e o qual é bastante suave e macio, mas a textura também depende da cor da própria pelagem.

Como são maiores também têm as garras maiores.

Curiosidade: Estes gatos adaptam o seu pêlo consoante o clima, por isso são dos gatos que mais suportam as mudanças de temperatura, suportando tanto frio como calor, preferindo um ambiento ameno quente onde possa estar deitado dentro de casa.

Maine Coon

Foto de cliff1066™

Veja também mais raças de gatos:

Temperamento do Maine Coon

O seu temperamento é bastante bom. Ele é um gato dócil e paciente apesar da sua aparência (quase parece um Lince se olhar depressa). É bastante bom para crianças, tendo energia para as acompanhar nas brincadeiras e tem paciência também para isso.

Se você é daqueles que escolhe ter um gato por serem independentes, não escolha o Maine Coon. Ele é um gato muito carente que adora ter atenção do seu dono e da família e estar a ser acariciado.

É uma autêntica sombra e muitos donos dizem que eles os seguem para todas as divisões da casa.

Maine Coon Cinza

Foto de gnuckx

Saúde e Cuidados a ter com o Maine Coon

Apesar da sua aparência gigantesca e o seu pêlo longo ele não envolve assim tantos cuidados. O seu pêlo deve ser escovado apenas uma vez por semana para evitar a criação de bolas de pêlo. O banho pode ser muito ocasional, apenas sendo recomendado que lhe limpe os olhos e os ouvidos com alguma regularidade, o que não demora muito tempo também.

Em termos de saúde, estes gatos são bastante fortes e resistentes, havendo muitos a passar dos 15 anos de vida quando são bem tratados, mas por vezes podem surgir problemas, sendo eles genéticos, tais como cardiomiopatia hipertrófica felina e atrofia muscular espinhal.

Maine Coon Peludo

Foto de dphershman

Curiosidade: Guiness Record

Em 2010, um gato chamado de Stewie, um Maine Coon, foi considerado o gato mais comprido do mundo, entrandp para o livro de recordes do Guiness, sendo que o Stewie media cerca de 123cm.

Acabou por falecer em 2012, depois de ter complicações com um cancro e ter entrado em remissão mas não resistiu.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *