Leishmaniose Canina Tem Cura? [ Sintoma, Tratamentos, … ]

A Leishmaniose Canina (ou em inglês Leishmaniasis) é uma doença infecciosa bastante conhecida por muitos criadores de cães, até porque existe mais do que se desejava.

Esta é bastante conhecida pelo público em geral e mais concretamente pelos donos de cães, visto que ela é até muito comum infelizmente.

Já sabe o que é? Para os que não sabem vamos lá esclarecer.

Tudo Sobre Leishmaniose Canina

O Que é?

Esta doença é infecciosa e bastante grave, a qual é passada através da picada de um mosquito, o qual transporta um parasita chamado Leishmania, daí o nome da doença. Ela pode ser passada para os humanos, sendo por isso considerada uma zoonose.

Esta transmissão é um pouco rara, mas possível.

Como acabamos de dizer, o responsável pela Leishmaniose é um mosquito “mosquito da palha” que ao dar uma picada num cão (ou pessoa) acaba por transmitir essa doença.

As horas em que esses mosquitos costumam sair do seu abrigo e ser mais propicio a picadas é ao amanhecer e ao anoitecer.

Os cães que vivem mais no exterior, de pelo muito curto e a partir dos 2 anos são mais propensos a ficarem infetados.

Estes são atraídos para as vegetações altas em alturas que a temperatura está mais elevada e o nível de humidade cresce nessas regiões.

Leishmaniose Canina

Sintomas

Aqui depende muito de cão para cão e o corpo reage de variadíssimas formas.

Apesar disso, os sintomas mais comuns da presença desta doença são:

  • Gânglios linfáticos aumentados;
  • Crescimento e espessamento exagerado das unhas;
  • Úlceras e descamação da pele;
  • Perda de peso;
  • Atrofia muscular;

E o mais comum e que torna esta doença mais perigosa é a insuficiência renal crónica, a qual pode levar o seu cão á morte.

Leishmaniose Canina tem cura tratamento

Como pode ver através da imagem acima, outros dos sintomas mais extremos e que acabam por ser mais chocantes a nível visual é a perda de pelo (que começa na região das patas e nuca) e também o surgimento de ferias pelo corpo inteiro.

Como é Diagnosticado?

O diagnóstico desta doença é composto por vários tipos de exames que podem ser feitos.

Compete ao seu veterinário escolher qual acha o mais indicado e preciso naquela situação para saber o que se passa com o seu cão.

É importante que se vir algum dos sintomas apontados acima o leve logo ao veterinário porque quanto mais cedo for detetada esta doença, mais rápido se pode parar a sua progressão e maiores são as chances do seu cachorro ter uma vida normal.

Leishmaniose Canina Tem Cura? E Tratamento?

Esta doença tem tratamento, mas não tem cura.

O tratamento é feito através de uma série de medicamentos que fazem com que o seu cachorro tenha uma diminuição dos sintomas ou até que acabem por desaparecer, os quais são administrados em forma de injeções durante algumas semanas.

Apesar disso, existe sempre a possibilidade desses sintomas voltarem, dentro de semanas, meses ou anos…

Caso o dono decida não fazer tratamento o cão deve sofrer eutanásia, porque como é uma zoonose, é considerado um perigo á saúde pública.

Mesmo não apresentando mais sintomas este continuará a conseguir infetar outros animais ou pessoas já que continua a ser portador.

cao-triste-pulgas

Prevenção Contra a Leishmaniose

O segredo para o combate a esta doença parte mesmo pela prevenção.

Felizmente que já existe uma vacina para a prevenção desta doença. Fale com o seu veterinário sobre esta vacina e pergunte se o seu cão a deve tomar, caso ainda não tenha feito.

Outras medidas preventivas passam por:

  • Utilizar coleiras ou pipetas que afastem os insetos;
  • Evitar passeios ao amanhecer ou anoitecer;
  • Desparasitação regular;
  • Mesmo se já tiver um cão infetado ele deve continuar a levar repelente;

Se você viver num local onde é normal existirem bastantes casos você deve também fazer um exame anualmente para ver se o seu cão esta saudável ou não.

A deteção desta doença nem sempre é mais fácil já que a incubação pode tanto durar 1 mês como 2 anos e mesmo depois disto tem cães que nunca chegam a ter sintomas visíveis da doença ou têm só já tarde demais.

Lembre-se que esta doença se for descoberta muito tarde pode ser fatal para o seu cachorro.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre a Leishmaniose Canina, se tem cura, tratamento, os seus sintomas, como prevenir, etc…?

Qualquer dúvida não deixe de comentar e em caso de suspeita lembre-se que deve levar o seu cachorro ao veterinário o mais rapidamente possível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *