Golden Retriever

O Golden Retriever (também conhecido como o Golden) é um dos mais amorosos e amados de todas as raças caninas.

Conhecido por sua personalidade leal e extrovertida, o Golden Retriever é chamado de “o cão perfeito” pelos seus muitos admiradores.

Ele mudou muito pouco ao longo dos anos, além de agora possuir uma cor mais clara de pêlo, tornando-se cada vez mais popular.

A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club como membro do Grupo Sporting em 1925.

Tudo Sobre o Golden Retriever

História

Esta espécie é mais uma das que foi criada “artificialmente” pelo homem, como pro exemplo o Pastor Alemão, através do cruzamento de várias espécies em busca de um cão que conseguisse nadar bem e resistisse bem ao frio, principalmente para ajuda na pesca e também no resgate dos pescadores quando estes tinham algum problema com as suas embarcações.

Tudo isto foi feito por este homem, Lord Tweedmouth, que depois de muitas tentativas de cruzar diversos tipos de Retrievers de varias cores e portes, criou uma ninhada de quatro cachorros num cruzamento de um Retriever de pelo ondulado e amarelado uma Tweed Water Spaniel.

Acabou se tornar um excelente cão para essas atividades e para outras tais como a caça, até que os filhos do Lord Tweedmouth os levaram também para a América, e mais tarde começaram a deixar tanto de ser vistos como um cão só para caça, mas também um animal de estimação.

Hoje em dia este cão já faz parte de muitas famílias e é usado também muito em concursos e competições de obediência, sendo agora um dos cães mais populares nos Estados Unidos da América.

golden retriever filhote

Temperamento

O Golden Retriever é um cão bastante brincalhão que exige que você brinque com ele e não que seja um daqueles donos que o tranca em casa.

Ótimo a lidar com crianças, perfeito para fazer qualquer tipo de brincadeira com elas como ir apanhar a bola que o seu filho arrumou, pegar no frisbee ou até treina-lo para fazer pequenos truques como saltar por dentro de um arco.

Esta raça é extremamente obediente e inteligente também, conseguindo grandes exibições em concursos dessa categoria.

Os Golden Retrievers precisam de pessoas e são mais adequados para famílias grandes e ativas.

Veja também mais cães de grande porte:

Adestramento Golden Retriever

Golden Retrievers são uma muito bons para se adestrar.

Eles adoram agradar as pessoas e farão qualquer coisa por um pouco de carinho e alguma guloseima sendo que isso os torna uma excelente escolha para donos de cachorros de primeira viagem.

Deve sempre ser tratado com uma mão gentil, pois são criaturas sensíveis que não respondem bem a tons severos e disciplina.

O maior problema que as pessoas têm em treinar esta raça é andar na coleira. Eles devem aprender a usar coleira no início logo quando são pequenos, caso contrário, eles podem e irão puxar a coleira arrastando-o para onde eles querem ir.

A facilidade em adestrá-los fez deles uma das raças mais escolhidas para cães de serviço e terapia, e nos últimos anos eles têm sido a escolha favorita das forças policiais, que os utilizam como farejadores de drogas e bombas e em equipes de busca e resgate.

golden retriever temperamento

Saúde e Cuidados a Ter

Esta raça de cão é normalmente saudável, e também como já dito, muito ativa, mas possuí muitas doenças comuns por causa da sua genética.

Tente todos os dias ter um tempo para o seu cão, brincar com ele e fazê-lo gastar aquela energia quase ilimitada dele.

Faça isto também com os cachorros para que não acabem por destruir tudo a tentar brincar dentro de casa quando estão ainda cheios de energia.

Pessoas que não tenham espaço para que o seu cachorro corra ou que não têm tempo para dar longos passeios com ele não devem ter um cão desta raça. Recomendamos que escolha uma raça que menos energética.

A expectativa de vida média para o Golden Retriever é entre 10 e 12 anos.

As doenças e complicações de saúde que são mais comuns de aparecer nos cachorros desta raça são:

  • Câncer (várias formas);
  • Cataratas: Qualquer opacidade da lente do olho;
  • Displasia do cotovelo: Malformação e degeneração da articulação do cotovelo, com acompanhamento da claudicação do membro anterior;
  • Displasia da Anca: Envolve o desenvolvimento anormal e/ou degeneração da articulação coxofemoral;
  • Hipotireoidismo: Síndrome causado pela produção inadequada e liberação dos hormônios tireoidianos triiodotironina e tiroxina;
  • Insulinoma;
  • Miastenia grave;
  • Mucocutâneo;
  • Hipopigmentação;
  • Atrofia Progressiva da Retina: Doenças degenerativas do olho que levam à cegueira permanente em ambos os olhos;
  • Obesidade : Aumento 20% acima do peso ideal;
  • Distúrbios da pele: Condições que afetam a pele e o pelo do cão por causa de bactérias ou parasitas;
  • Estenose Subaórtica;

E então, já ficou a saber mais sobre o Golden Retriever, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *