Gatos Gordinhos Causas e como Evitar Obesidade

Agora vamos falar sobre gatos gordinhos. Você tem um lá por casa? E pensa que ele fica mais fofo e dá ainda mais vontade de abraçar?

Se a resposta é sim, saiba que se o seu animal tiver um peso exagerado isso pode-lhe trazer complicações de saúde, especialmente a nivel ósseo, já que o seu corpo deixa de conseguir aguentar o tanto peso (os seus ossos não foram feitos para o suportar).

Causas para o seu gato engordar

Vamos listar agora algumas das principais causas que normalmente fazem os gatos ficarem mais gordos e que provavelmente serão também as do seu gatinho.

– Castração: Depois de castrado, o que é uma boa pratica se não pretende ter mais gatos e eles acabarem no abandono, o gato fica menos ativo e acaba por gastar menos energia.

– Demasiada comida: Dar demasiada comida ao seu gato também é um problema comum. E não é só o dar muita comida, mas muitas vezes é dar só uma refeição por dia ao seu gato e ser muita para compensar e ele acaba por ir acumulando a energia que não vai conseguir gastar naquele espaço de tempo.

gato-comilao

– Cuidado com as guloseimas: Existem vários tipos de guloseimas para gatos ou comidas mais gordas que se calhar o seu gato adora. Tenha cuidado quando for dar essas coisas para ele, sendo sempre com moderação.

 – Não se esqueça de brincar: Se não brincar com ele ou viver num apartamento é normal ele não se mexer tanto e acabar assim por não gastar a energia que precisa para manter o seu peso.

gato-gordo-sofa

O que fazer para evitar a obesidade?

Existem várias coisas, muito simples, que você pode ir fazendo para garantir a saúde e bem estar do seu animal de estimação. Aqui tem algumas delas:

– Fale com um veterinário: Leve o seu gato ao veterinário para que ele veja se está tudo bem com o seu bichano e que lhe diga qual é o peso ideal que ele deve ter e também algumas dicas para o alcançar.

 – Verifique o seu peso: Vá vendo regularmente qual é o seu peso, especialmente se achar que ele esta gordo ou que anda a engordar para controlar a evolução do seu peso e poder combater de imediato esse problema.

gato-gordo-deitado

 – Tenha sempre água limpa: Certifique-se que ele tem sempre água limpa que possa beber. Isto evita que ele coma tanto podendo também se saciar com a água e mantém também o seu gato sempre hidratado e com um pêlo mais brilhante.

 – Faça exercicios e brinque: Com ele a ter uma alimentação equilibrada continua a precisar de gastar a sua energia. Brinque com ele com brinquedos, uma bola por exemplo ou um cordel, aponte uma luz para uma parede para ele tentar apanhar, entre outras coisas, só precisa de ser criativo.

Saiba mais: Cuidados a ter com o seu gato

Se tiver alguma dúvida ou mais alguma sugestão não pense duas vezes e deixe logo o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *