Gato Sphynx [Caraterísticas, Preço, …]

Historia do Gato Sphynx

A raça de Gato Sphynx nasceu de uma ninhada em 1966, a qual todos os filhotes não tinham pêlo devido a um gene recessivo, isto no Canadá.

Depois disso foi tentado criar um raça sempre tendo cuidado com os cruzamentos e fazendo uns com os outros e com outras raças de pêlo muito curto e foi criada esta raça, conhecidos por Moon Cats e Canadian Naked, posteriormente chamados de Sphynx (por serem parecidos com um gato esfinge).

Apesar de em 1970 ter sido dado um registo provisório a esta raça, ele foi abolido 1 ano depois por causa da sua saúde, sendo muito débil e morria muito facilmente.

Os anos se passaram e nos anos 90 foi tentada outra vez seguir a linhagem desta raça por outros criadores a qual nasceu uma ninhada sem pêlo e esta sim já não tinha aquele problema e acabou por ser aprovada pela CFA e atualmente a raça é bastante popular, principalmente devido ao seu aspecto único.

Temperamento do Gato Sphynx

O Sphynx é visto como um gato muito dócil e inteligente. Devido a essa inteligência é facil ele ser treinado para ir fazer o xixi e o cócó ao sitio que você quer.

Também é dito pelos seus criadores que é um gato muito bom com crianças que quase parece um cachorro, porque segue você para todo o lado.

São vistos como um gato de um dono só, o qual ele escolhe e o considera sendo o seu dono para a vida toda.

Gato Sphynx

Foto de IndyDina with Mr. Wonderful

Veja também mais raças de gatos:

Gato Siamês

Gato Persa

Gato de Bengala

Saúde e Cuidados a ter com o Gato Sphynx

Os cuidados com este gato são muitos e você deve ter atenção a isso. Vamos enumera-los para si.

Você deve limpa-lo regularmente como um toalhete molhado sem alcool para limpar a gordura e a oleosidade da sua pele que ele elimina do seu corpo e não tem pêlo para a fazer desaparecer.

Também deve limpar os seus ouvidos uma vez por semana porque eles criam muita cera castanha e isso pode provocar otites.

Corte-lhe as unhas uma vez por mês.

Faça uma desparasitação por mês até ele ter 6 meses.

Dê-lhe um banho por mês com um shampoo neutro para ele se manter lavado.

Dê-lhe comida rica em calorias, como croquetes, porque como ele não tem quase pêlo nenhum que o protega ele tem de manter o calor corporal.

Esteja atento a mudanças no seu gato e se preciso leve-o ao veterenario para averiguar. Ele deve ir ao veterenario de 6 em 6 meses para ver se esta tudo bem com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *