Gato de Bengala [Caraterísticas, Preço, …]

Historia do Gato de Bengala (Bengal)

A raça Bengal (ou Gato de Bengala se preferir), é uma raça relativamente recente, já que para se chegar a um consenso sobre se era mesmo viável esta raça existir e para estabelecer normas e padrões da raça foi bastante difícil.

Ela é um resultado do cruzamento do gato doméstico com um gato leopardo asiático, proveniente do sudeste da Ásia.

Com uma aparência muito caraterística, de pêlo curto, corpo atlético e manchas horizontais, de forma circular, faz quase parecer um leopardo em miniatura.

Foi nos Estados Unidos, pela mão de Jean Mill, uma criadora de gatos que achou muito interessante este padrão e tentou obter uma ninhada. Foi bastante difícil no inicio já que apenas um filhote sobreviveu, e diziam que provavelmente será estéril, mas não o era e assim foi se criando devagarinho mais e mais exemplares.

Hoje em dia, a sua raça na forma pura não é muito comum, mas é um gato muito apreciado pelos seus criadores e donos, e também pela população em geral.

Temperamento do Gato de Bengala

Para evitar que esta raça fosse desaparecer devido a algum comportamento menos amigável, apenas os gatos mais dóceis e brincalhões são considerados da raça.

Os seus criadores os descrevem assim, dóceis e brincalhões, que se dão bem com as crianças.

Eles são um desafio em termos de poderem andar sempre a tentar subir árvores e essas coisas. Um comportamento engraçado é que muitos deles quando querem alguma coisa usam um ronronar, quase como alguns cães fazem também.

Gato de Bengala

Foto de Zanastardust

Veja também mais raças de gatos:

Saúde e Cuidados a ter com o Gato de Bengala

É um gato que exige muito poucos cuidados. Como têm o pêlo curto pode-se escovar muito ocasionalmente só para remover alguns pêlos mortos.

Em termos de saúde também são um gato muito resistente, provavelmente devido à sua ascendência, tendo só que tomar algum cuidado com a sua alimentação, porque alguns criadores dizem que ele pode ser um pouco mais propenso a uma intoxicação alimentar, mas não é nada que você se deva preocupar, apenas tente não mudar muito a sua ração ou comida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *