Dobermann

Originalmente conhecido como o Thuringer Pinscher ou o Plizeilich Soldatenhund, a raça foi renomeada em 1899 como Dobermannpinscher para homenagear o fundador da raça, Louis Dobermann ficando depois conhecido como apenas Dobermann.

Ele é um animal que esta sempre alerta, corajoso,destemido e nunca deve ser cruel ou tímido.

São instintivamente protetores de seu povo e podem ser temperamentais. Por causa de seu tamanho e natureza às vezes exuberante, deve ser supervisionado em torno de crianças pequenas.

O Doberman Pinscher foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1908.

Tudo Sobre o Dobermann

História

O Dobermann é uma raça proveniente da Alemanha que foi desenvolvida por Karl Dobermann, daí o nome desta raça, fazendo vários cruzamentos de raças, tais como Rottweilers, Pisncher Alemães, Greyhound Ingleses e Manchester Terriers.

A sua finalidade era criar um cão que fosse perfeito para guarda, já que ele era cobrador de impostos por volta dos anos 1880 a quando a raça foi criada, e precisava de um cão destemido, com uma boa capacidade física e que estivesse sempre alerta.

Esta foi uma raça que foi incrivelmente popular, sendo que a sua expansão foi bastante rápida entre os alemães, estando já no inicio dos anos 1900 na América.

Depois disso foi ganhando vários usos, um dos quais sendo cão da policia onde sempre mostrou ser um dos melhores para a função, passou também a animal de estimação, …

O seu auge chegou nos anos 70, onde figurava no 2º lugar de popularidade entre os Americanos, no que diz respeito a raças de cães.

dobermann temperamento

Temperamento

Toda a gente pensa que o Dobermann é instantaneamente violento mas isso não é verdade. Como muitos cães com as mesmas carateristicas, ele só é violento e instável quando não é bem educado enquanto é um filhote ainda ou acaba por não receber grande atenção…

Não se recomenda que pessoas inexperientes com cães tenham esta raça mesmo pelo motivo descrito em cima.

Eles são um cachorro com um instinto de proteção muito elevado, tendo como método de proteção manter os invasores afastados, fixando-os em uma parede ou canto até que o reforços cheguem.

No geral, quando bem educados, estes cães são bastante educados, bons cães de guarda e excelentes com a família e crianças, tendo uma presença muito protetora.

Características

O Dobermann é um cão relativamente grande, chegando a alcançar 72 centímetros os machos e 60 centímetros as fêmeas, sendo que o primeiro pode pesar até 45kg e o outro até 35kg.

Também é comum o corte da cauda e das orelhas, ambas para melhorarem as suas capacidades físicas, já que é um cão de guarda mas em muitos países esta pratica é ilegal, especialmente na Europa.

Veja também mais cães de grande porte:

Adestramento Dobermann

A criação indiscriminada ao longo dos anos e diferentes cruzamentos foram sendo criadas mutações na raça e por isso existem diferentes variáveis ​​no adestramento de um Dobermann.

Alguns treinam bem e pegam novas tarefas com facilidade e amabilidade, enquanto outros são teimosos e obstinados.

Independentemente de que cachorro fôr, todos os Doberman Pinschers devem ser treinados com consistência, liderança forte e uma maneira firme, mas gentil. Eles vão desligar se tratados com dureza.

Uma vez estabelecida a liderança, a maioria aceita bem o adestramento avançado.

O seu desejo de trabalhar ao lado das pessoas, a sua capacidade de conduzir bem e a sua figura ameaçadora é o que os tornou excelentes cães policiais por muitos anos.

dobermann filhote

Saúde e Cuidados a Ter

Este é um cão que exige pouco cuidado a nível de higiene já que tem um pêlo muito curto, sendo então só recomendado que se tenha um bom espaço onde ele possa correr e queimar a sua energia ou caminhadas frequentes com ele para ter o mesmo efeito.

É importante indo verificando as orelhas do cão em busca de sinais de acúmulo de cera ou infecção. Limpe as orelhas com uma bola de algodão e um produto de limpeza aprovado por veterinário ocasionalmente se possível.

São cães grandes com altos níveis de energia e exigem muito exercício para evitar comportamentos destrutivos. Tendo isso em conta recomendamos que dê vários passeios com ele, se quiser pode até fazer com que ele o acompanhe enquanto anda de bicicleta para assim aumentar a intensidade do exercício.

Os Dobermans têm uma expectativa de vida média entre 10 e 12 anos.

Em termos de saúde, normalmente são cachorros bem saudáveis, no entanto existem alguns problemas que são mais comuns em animais desta raça, sendo eles:

  • Câncer;
  • Instabilidade vertebral cervical;
  • Hepatite ativa crônica;
  • Alopecia por diluição de cor;
  • Cardiomiopatia dilatada;
  • Hipotireoidismo;
  • Despigmentação nasal;
  • Hipopigmentação mucocutânea;
  • Surdez congênita;
  • Cistos aracnoides, dermóides;
  • “Olho de cereja”;
  • Cataratas;

E então, já ficou a saber mais sobre o Dobermann, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *