Como Fazer Casinha de Cachorro [ Grande e Pequeno ]

Quer saber como fazer casinha de cachorro seja ela de madeira, plástico ou outra coisa qualquer?

Agora vamos lhe dar algumas dicas de como você a deve fazer e o que tem de respeitar na sua construção, tudo para o bem do seu cão.

Vamos dividir por categorias para ser mais fácil para você se organizar e poder ir apontando e ganhando ideias também de como a poderá fazer.

Como Fazer Casinha de Cachorro [ Passo-a-Passo ]

Tamanho

Um aspecto importante é que você deve construir a pensar especificamente no seu cão e só para ele.

Se cuida ainda de um filhote, lembre-se que ele irá crescer, por isso construa com o tamanho já a pensar em como ele será quando for adulto para evitar que depois a casinha fique muita pequena e ele não caiba lá dentro.

Não queira construir um palácio para o seu Chihuahua. O que quero dizer com isso é que neste caso não é “quanto maior melhor”, já que você deve ter como finalidade construir um lugar aconchegante e confortável para o seu cão e se for demasiado grande para ele, isso não irá acontecer.

Materiais para a Casinha

As duas matérias primas principais para fazer estas casinhas são plástico e madeira. Mas quais são as diferenças entre as duas?

Casinha em Plástico

A sua maior vantagem é a facilidade que há na altura de limpar e lavar, isto porque o plástico é um material muito plano e liso, saindo assim bem a sujidade.

Pelo lado negativo, não são muito térmicas, querendo isto dizer que no Verão não ficam muito frescas, e no Inverno também não ficam muito quentinhas.

Normalmente estas casinhas são mais aquelas que você compra no petshop e consegue facilmente mudar de lugar por serem relativamente leves.

Casinha em Madeira

A maior vantagem de uma é a maior desvantagem da outra.

Como a madeira é um material mais áspero e com muita textura, torna-se algo mais difícil na hora de limpar ou lavar.

Apesar disso, é um material muito bom,  sendo bastante resistente ás mudanças de temperatura, mantendo assim o seu cachorro mais confortável e se você for construir uma casinha, torna-se mais fácil o uso de madeira para este trabalho.

E para as pessoas que querem aprender como fazer casinha de cachorro e ser elas mesmas a fazer é o material mais fácil de manusear para construção.

casinha-cachorro-simples

Outros Cuidados

Tenha atenção à tinta que usa para pintar o exterior da casa (ou interior), escolhendo sempre uma tinta que seja de qualidade e não seja nociva para o seu cachorro caso acabe lascando e depois ele a coma.

Se for de madeira, lembre-se de ter cuidado ao deixar saliências pontiagudas para o seu cão não se aleijar e passe uma boa camada (ou duas até) de verniz na madeira.

Nas dobras e cantos tente colocar algum tipo de enchimento (silicone por exemplo) para que se torne mais fácil de limpar, já que esses sítios são uns dos que mais se acaba juntando sujeira.

Estrutura para a Casinha

Se tem duvidas sobre como fazer casinha de cachorro em relação à sua estrutura, você pode fazer ela de vários formatos e feitios, mas existem algumas coisas a ter em mente, como as seguintes.

Esta configuração é a mais comum mas nós não recomendamos, especialmente se a casinha ficar no exterior, já que o seu cão vai estar exposto diretamente ao frio que vêm da rua.

casinha-nao-recomendado

Já é melhor que a primeira opção, sendo que nesta a entrada fica mais junta a uma extremidade e assim o cão não esta diretamente exposto ás condições que estão fora da casinha.

casinha-aceitavel

Esta configuração é a recomendada, sendo ela semelhante à anterior mas neste caso tem uma parede que o protege ainda mais do frio/calor que venha do exterior, podendo ele se resguardar no seu canto.

casinha-recomendado

Chão da Casinha

Este é bastante simples, basta ter uma boa base que seja sólida e aguente com o peso e uso do seu cachorro, sendo apenas recomendado que ele não se encontre diretamente em contato com o solo (5/10 cm de distância serão suficientes) para evitar a entrada de bichos que possam criar alguma infeção ao seu animal ou até mesmo ir desgastando o chão com a chuva e o calor.

Telhado da Casinha

Neste pode usar vários materiais, desde madeira que recomendamos, até uma placa de metal (que é menos resistente á mudança de temperatura mas é isolante), fica á sua escolha.

Se usar de madeira, deve cobrir o telhado com telhas para que ele fique impermeável e acabe não chovendo lá dentro algum dia.

Também deve ter atenção á configuração do mesmo, sendo que ele deve ser feito de forma a evitar a acumulação de água, neve, etc em cima dele.

Este é um detalhe muito importante para quem quer saber como fazer casinha de cachorro porque se não for bem feito e se ela estiver no exterior pode se deteriorar bastante rápido e em pouco tempo ficar sem ela.

Algumas sugestões para essa configuração:

casinha-telhado

Design da Casinha

Esse já é um pormenor que fica inteiramente ao seu critério. Tanto pode fazer um design mais simples, sem nada lá dentro ou só com a cama para ele, ou deixar a sua imaginação voar um pouco e acabar por inventar algo.

Tem algumas pessoas que colocam até moveis lá dentro como se fosse uma pequena casa para pessoas, etc.. A sua imaginação é o limite.

como fazer casinha de cachorro

Fica aqui ainda com um tutorial alternativo em inglês se precisar de mais ajuda.

E então, já ficou a saber o passo-a-passo de como fazer casinha de cachorro perfeita, quer seja ele pequeno ou grande?

Deixe nos comentários a sua resposta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *