Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é um dos mais antigos cães terrestres descendentes dos espanhóis originais de uma família de raças destinadas a tornar-se altamente diversificada em tamanho, tipo, cor e habilidade de caça.

Esta raça distingue-se do Cocker Spaniel Americano, e existem dois tipos de Cocker Spaniels ingleses: o spaniel de trabalho e o show spaniel, que parecem muito diferentes um do outro.

O Cocker Spaniel Inglês tem uma personalidade extremamente feliz, carinhosa e leal, o que lhe dá o apelido de “O Cocker Feliz”.

Esta é uma raça fantástica para as famílias visto darem-se muito bem com as crianças.

Tudo Sobre o Cocker Spaniel Inglês

História

O Cocker Spaniel Inglês faz parte de um grande grupo de cães, os Spaniels, os quais já existem á centenas de anos. Os Cocker Spaniel Inglês foram criados para serem uma alternativa a outros cães na caça.

O curioso é que estes cães eram usados de uma maneira completamente diferente para caçar dos que outros até então, já que estes em vez de apanharem o animal, usavam o barulho para fazer os animais se mostrarem, especialmente aves que começavam a voar, e aí então os caçadores podiam atirar.

Devido à sua aparência, mais tarde acabaram por se tornarem cada vez mais um cão de companhia já que tinha também um ótimo carater, ser super brincalhão e ativo.

No final do século XIX, muitos destes cães foram parar à América devido á sua crescente popularidade e lá com os constantes cruzamentos acabaram por mudar um pouco e criarem outra versão do Cocker Spaniel.

Em 1940, o Canadian Kennel Club reconheceu o English Cocker Spaniel como uma raça distinta, assim como o American Kennel Club em 1946.

Cocker spaniel inglês filhotes

Temperamento

Sempre alegres e bem dispostos, estes cães são dos melhores para se terem em familia. Super brincalhões e gostam muito de ter a atenção dos donos e adaptam-se muito bem á sua rotina.

Têm necessidade de se exercitar bastante mas se você não lhe der tanta atenção ele arranja desafios para ele mesmo arranjando maneira de a gastar, o que por vezes pode causar alguns acidentes.

Não sendo muito grande é uma opção caso você viva num apartamento e ele late muito pouco, por isso a sua relação com os vizinhos também seria sempre bastante boa, pelo menos nesse sentido.

Eles são educados com estranhos, tolerantes com crianças e fáceis de treinar, tornando-os uma excelente escolha para donos de cães pela primeira vez e famílias com crianças.

Amam a companhia das pessoas e ficarão entusiasmados em acompanhar os membros da família em qualquer lugar.

Adestramento Cocker Spaniel Inglês

Cockers são fáceis de treinar, especialmente quando o sistema de recompensa envolve comida.

Esta raça é incrivelmente sensível e leva muito a sério quando alguém os trata com dureza, o que resulta em comportamentos de evitação ou, em alguns casos, retaliação.

O reforço positivo é sempre o melhor caminho a tomar quando se treina um Cocker Spaniel Inglês.

Cocker spaniel inglês temperamento

Pelagem e Cores

O corte do pêlo do Cocker consiste basicamente em aparar o pelo do dorso, cabeça, base da orelha, cauda e almofada das patas, mantendo-se boas franjas nas orelhas, barriga e patas. Deve ser feito por um profissional se possivel caso queira deixa-lo o mais original possivel.

As suas cores são o mais diversas possivel, havendo uma unica restrição.

O Cocker Spaniel não pode ser só branco. Pode ter apenas uma cor solida, ou ser malhados, normalmente por duas cores.

Veja também mais cães de porte médio:

Saúde e Cuidados a Ter

Esta raça exige alguns cuidados básicos que você deve assegurar para o melhor do seu cão.

Costuma ter problemas auditivos devido á pelagem que não deixa os ouvidos serem ventilados e acaba se acumulando muita água, por isso aconselha-se que quando se dá banho que coloque um pouco de algodão nos seus ouvidos para não entrar água.

Também deve borrifar um produto especifico nas suas orelhas e limpe duas vezes por semana por causa da sua cera.

Deve dar um corte no pêlo das patas principalmente por causa da sujeira que acumulam acabando por lhe criar frieiras.

Como o Cocker Spaniel Inglês é normalmente muito comilão acaba por ser um cachorro com um risco elevado de ficar obeso, por isso deve se controlar também a sua alimentação para nao vir a ter problemas ósseos.

Deve ir escovando o seu pêlo regularmente quando possivel.

Eles têm uma expectativa de vida média de 11 a 12 anos.

Os problemas de saúde mais frequentes em cães desta raça são os seguintes:

  • Condições cardiovasculares;
  • Doenças de pele;
  • Distúrbios musculoesqueléticos;
  • Distúrbios hematológicos/imunológicos;
  • Condições infecciosas;

E então, já ficou a saber mais sobre o Cocker Spaniel Inglês, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *