Cavalier King Charles Spaniel

Há um grande debate sobre a origem precisa do Cavalier King Charles Spaniel (também conhecido como Cavalier), no entanto não há dúvida de que os pequenos spaniels existiram por muitos séculos, especialmente entre membros da realeza, pois eles eram um cão de colo de luxo criado exclusivamente para o companheirismo e não para o trabalho.

Esta é uma raça pequena mas muito ativa, elegante e bem equilibrada, sendo descrita como muito alegre e livre em ação, destemida e esportiva em caráter, mas ao mesmo tempo gentil e afetuosa pelo padrão oficial da raça do Kennel Club Americano.

Esta raça é o cão da família perfeito: naturalmente bem comportado, grande o suficiente para lidar com brincadeiras, pequeno o suficiente para abraçar, completamente orientado para as pessoas e francamente adorável.
Eles são excelentes com crianças e idosos, e se dão bem com outros animais. Cavaliers até cumprimentam estranhos com grande alegria.

Tudo Sobre o Cavalier King Charles Spaniel

História

O Cavalier King Charles Spaniel é claramente um spaniel, sendo uma raça de tamanho reduzido mas com bastante pêlo e longo.

Esta raça é a “evolução” da raça King Charles Spaniel, sendo o Cavalier uma versão com o focinho mais longo.

Adquiriu este nome porque era uma das raças favoritas do rei Charles I da Grã-Bretanha em 1600.

A função deste cão era simplesmente ser um cão de colo que te aquecia os pés e o colo, substituindo muitas vezes uma bolsa de água quente.

Em janeiro de 1996, a raça se tornou a 140ª raça reconhecida pelo American Kennel Club, pertencendo ao Toy Group.

Ainda nos dias de hoje os cachorros desta raça são bastante apreciados e populares nos Estados Unidos da América.

Cavalier King Charles Spaniel temperamento

Temperamento

Esta raça é perfeita para ser um cão de famila. Ele é muito docil, brincalhão, ativo e ótimo com crainças e mesmo com outros cães e estranhos.

Adora brincar e correr de um lado para o outro, mas também gosta de algum sossego e companhia, já que anteriormente era um cão de colo e estava habituado a essa presença constante.

Eles são ótimos companheiros para idosos ativos que estão dispostos a acompanhá-los diariamente e ter um quintal para correr.

Veja mais cães de porte médio:

Caraterísticas

É um cão relativamente pequeno medindo 33cm e pesando 8kg, tendo muito pelo e apesar do extenso nome, é um cão comum na casa das pessoas.

Esta raça pode possuir 4 padrões de cores:

  • Pêlo branco com marcas castanhas;
  • Pêlo preto com marchas castanho claro nas patas e na zona do rosto;
  • Todo castanho claro;
  • Tri-color, sendo composto por pelagem preta, branca e castanho claro;

Cavalier King Charles Spaniel filhotes

Adestramento Cavalier King Charles Spaniel

Eles são naturalmente bem comportados e treiná-los é muito fácil.

Gostam de agradar e farão qualquer coisa por um carinho ou goluseima.

Uma mão gentil é necessária, pois pode ser uma raça tímida e não responde bem ao tratamento severo. Eles podem ser graduados após o nível básico em atividades avançadas de treinamento e agilidade de obediência, onde eles geralmente se sobressaem.

No entanto tendem a ser muito dependentes do dono e a quererem bastante atenção por isso tenha a certeza de impor limites desde pequeno para que ele entenda bem quando você lhe diz que não deve fazer algo através do respetivo comando.

Saúde e Cuidados a Ter

Este cão exige alguma atenção quanto á sua higiene devido ao seu longo e denso pêlo, sendo recomendado banhos ocasionais e que escove o seu pêlo com alguma frequência.

Como já dissemos, é um cão muito ativo e precisa de brincar um pouco ao ar livre para gastar a sua energia mas é bom ter sempre atenção porque ele é um pouco distraído e pode acabar por se perder ou ir parar a sítios onde não devia.

Em termos de saúde a sua situação já é mais séria, sendo que a esperança média deste cão é em torno de 10 anos (baixa para um cão do seu tamanho) e isto devido a muitos cruzamentos que foram feitos nesta raça provocando uma doença a qual é chamada cardiopatia que acaba muitas vezes por ser fatal.

Alguns dos problemas de saúde mais comuns nos cachorros desta raça são:

  • Displasia da anca;
  • Endocardiose;
  • Persistência do canal arterial;
  • Doença valvar mitral;
  • Luxação da patela;
  • Entrópio;
  • Distiquíase;
  • Ceratoconjuntivite seca;
  • Displasia da retina;
  • Siringomielia;

Cavalier King

Devo ter um Cavalier King Charles Spaniel?

Este é um ótimo cachorro para se ter como 1º animal de estimação devido ao seu nível de energia e personalidade afetiva e brincalhona.

Apesar de ser um bom animal de apartamento por causa do seu tamanho, ele terá que se exercitar bastante para gastar toda a energia que aquele pequeno corpo acumula.

Passeios longos são recomendados e se tiver um quintal grande o suficiente para ele dar umas corridas melhor ainda.

Tendo tudo isto em conta, terá que ser uma pessoa com tempo para o passear ou com um lugar grande para ele se exercitar senão ele poderá começar a desenvolver comportamentos destrutivos.

Ter crianças em casa não é um problema visto serem um cachorro ideal para lidar com crianças e estar inserido numa família.

E então, já ficou a saber mais sobre o Cavalier King Charles Spaniel, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *