Cães mordem os moveis? Como resolver…

Para muitos de vocês, donos de cães, acredito que já passaram ou estão ainda a passar por este problema com os seus cães, especialmente quando eles ainda são filhotes.




A verdade é que é um problema comum, que muitas vezes surge na altura da mudança de dentição, na qual o seu cachorro esta com comichão na gengiva e tenta coçar de qualquer maneira, neste caso, mordendo o que não deve.

E se ainda se pergunta se é algo que você deve ter atenção e corrigir ou não, saiba que há relatos de cães a roerem de tudo, desde moveis e cadeiras até á carteira dos seus donos com dinheiro e documentos dentro.





Não quer que algo assim acabe por poder acontecer pois não? Então tome uma atitude para corrigir este comportamento.

Porquê que isto acontece?

Os cães desde filhotes que usam a sua boca para aliviar a sua tensão e ansiedade, usando no inicio para beber o leite da sua mãe. Cada vez que têm fome e ficam ansiosos lá vão eles. E isto é muito pacifico até à altura em que o deixam de fazer.

A partir dessa altura você é que lhe deve ensinar como libertar essa tensão e ansiedade, isto através dos métodos que vai ver mais adiante.

Esta é mais uma das coisas que os cães são muito parecidos com humanos. Nós também usamos muito a boca para aliviar a tensão e ansiedade (comendo, bebendo, fumando, roendo as unhas, etc..)

cao morder

Cuidados para corrigir o morder e roer tudo

– Deve dar passeios com ele. Sim, isso mesmo. A maioria das vezes isto acontece porque os seus donos não dão passeios com os seus cães ou não brincar quase nada com eles e eles acabam por ficar com demasiada energia acumulada e arranjam maneira de a gastar.

– Compre vários brinquedos que ele possa usar, desde ossos de borracha que ele possa morder e assim libertar tudo o que tem a libertar. Também recomendo comprar uma daquelas bolas que vao largando comida enquanto ele brinca com elas. Pode até se gastar depressa a comida mas eles vão ter feito já um bom exercicio.

– Quando o apanhar a roer e a morder algo que não deve, você deve dizer um “NÂO!” firme e depois dar-lhe um dos brinquedos que ele possa brincar e roer. Se ele for roer de novo a seguir, você pega-o pela pele da nuca e brinque um pouco com ele e o brinquedo.

– Existem produtos em petshops que são sprays que você pode borrifar nas coisas, como por exemplo moveis, pernas de cadeiras, etc (aquelas que ele costuma ir lá meter a boca) e esse spray deixa um sabor amargo nessas coisas evitando assim que ele lá vá. Deve ir reforçando todos os dias esses sitios.

– Não deixe os brinquedos que mencionamos anteriormente espalhados pelo chão para ele porque os cães perdem rapidmanente o interesse pelas coisas e pode acontecer o mesmo com eles. Tenha num sitio fora de alcançe e dê só quando acha necessário ou quer que ele brinque com eles.

cao exercicio

Foto de 1/25 Stryker Brigade Combat Team

Conclusão

Depois de fazer estas coisas a grande maioria dos cães vão deixar de ter este comportamento ou vão melhorando com o tempo.

Se o seu cão continua sempre a fazê-lo e parece que nada resulta nós recomendamos que o leve a um veternário para que ele possa o ajudar e lhe indicar o que fazer, porque até pode ser algum verme que esteja a atacar a gengiva do seu cão.

Deixe o seu comentário sobre o que acha destes métodos e das suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *