Cachorro Pode Comer Abacaxi?

Cachorro pode comer abacaxi? Esta é uma dúvida bastante natural enquanto dono de um cão, até porque este é um alimento bastante comum e provavelmente já lhe aconteceu estar num dia de calor a comer o seu abacaxi e o seu cachorro pedir para lhe dar também, sendo está a situação que leva mais pessoas a ler este artigo.

Veja então abaixo mais informações sobre se o seu cachorro pode comer abacaxi e as nossas recomendações.

Porque é que Cachorro Pode Comer Abacaxi ou Não…

Abacaxi é bom para o seu cão comer se você lho der com moderação e prepará-lo corretamente.

O senso comum diz que você tem que remover o centro duro do abacaxi. Este poderá aleijar a boca do seu cão e também será impossível de digerir.

O abacaxi traz benefícios para a saúde do seu cão se você o der em pequenas quantidades.

O seu açúcar natural, a frutose, não dará ao seu cão diabetes ou ganho de peso como os açúcares altamente processados. Também é muito rico em vitamina C, que fortalecerá o sistema imunológico.

As quantidades de fibra disponíveis no abacaxi ajudarão a melhorar a digestão e tornar os movimentos intestinais mais regulares.

O maior benefício de saúde desta fruta é que contém bromelina. A bromelina é uma enzima que ajuda o corpo a quebrar as proteínas.

cão comendo abacaxi

Como carnívoros, a proteína é um dos nutrientes mais importantes que um cão pode ter. A maioria dos cães absorve proteína perfeitamente, mas há casos raros de cães não absorvendo proteína de forma eficaz. Esta condição requer cuidados veterinários adicionais e suporte nutricional.

Se o seu cão utiliza perfeitamente a proteína, a bromelaína simplesmente aumentará sua capacidade de absorver a proteína.

À medida que essa capacidade aumenta, eles também podem absorver mais nutrientes e minerais essenciais de sua ração de qualidade.

Como é que podem ser ruins?

A moderação é essencial para a saúde do seu cão. Mesmo muito de sua comida de cachorro levará a problemas como ganho de peso.

Antes de começar a dar ao seu cão porções generosas de abacaxi, lembre-se de que elas não são feitas para comer muita fruta ou vegetais.

Se eles começarem a consumir uma grande quantidade de frutas, seu sistema digestivo vai se revoltar, e você verá seu cachorro tendo possivelmente:

  • Gases;
  • Dores de estômago;
  • Diarréia;
  • Vômitos;
  • Etc…

Alguns cães não conseguem lidar com as frutas, então é possível que até mesmo pequenas porções lhes causem diarréia.

Se você notar qualquer tipo de problema digestivo depois de comer abacaxi, pare de alimentá-lo imediatamente. Quando a fruta deixar o seu sistema as fezes devem voltar ao normal.

Qualquer dúvida ou receio que tenha sobre se o seu cachorro pode comer abacaxi e que porções poderá comer devem ser debatidas com um veterinário.

cachorro pode comer abacaxi

Abacaxi para parar a coprofagia em cães

A coprofagia é um eufemismo para a ingestão de fezes.

Se você já viu o seu cachorro comendo seu próprio cócó, sentiu a quantidade certa de nojo e horror certamente.

Mesmo que seja completamente nojento é considerado medicamente normal, mas pode levar a seus próprios problemas de saúde.

Se o seu cão está comendo fezes de outro cão, elas podem estar infectadoas com parasitas intestinais. Se o seu cão está visitando parques de cães e comendo fezes, você deve mantê-lo na coleira e ensinar-lhes um comando “deixe-o”.

Se eles estão comendo as fezes de cães ou gatos em sua casa, certifique-se de que todos os animais são regularmente desparasitados para evitar infecções parasitárias.

abacaxi

Como devo dar abacaxi ao meu cachorro?

Como sempre, use o bom senso quando estiver dando comida a seu cachorro.

Abacaxi pode ser consumido de algumas formas, mas a menos que seja fresco, não é a escolha ideal para o seu cachorro.

Você deve evitar dar-lhe abacaxi que foi assado em sobremesas. Abacaxi enlatado é muito saboroso, mas também é embebido em açúcar tornando o sabor da fruta muito bom, mas o açúcar adicionado pode causar ganho de peso ou diarréia.

Escusado será dizer que os abacaxis que estão mergulhados em bebidas alcoólicas nunca devem ser dados ao seu cão. O álcool é uma das piores coisas que você pode dar ao seu cão.

Contanto que você não esteja fazendo do abacaxi uma grande parte da dieta geral do seu cão, isso não prejudicará o seu cão. Considere o abacaxi como um lanche simples e seu filhote não verá efeitos colaterais negativos.

Como referimos acima, qualquer preocupação extra que ainda tenha sobre se o seu cachorro pode comer abacaxi não hesite em perguntar a um veterinário o que ele acha.

E então, já ficou a saber se o seu cachorro pode comer abacaxi  e o porquê dessa resposta?

Deixe nos comentários abaixo o que acha do artigo e qualquer dúvida com que tenha ficado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *