Cachorro com Problema no Figado [ O que Comer, Tratamento, … ]

O fígado é o maior órgão do corpo do seu cão e sendo que ele tem bastantes funções para o corpo dele, também acaba por ser bastante vital e por isso é tão importante saber quando o cachorro com problema no figado.

Este órgão é responsável por a produção de energia para o corpo dele (de metabolizar a comida que é ingerida por ele),  ajuda no sistema imunológico, no processamento dos nutrientes por parte do corpo, …

Como pode perceber, é algo que se começar a falhar pode, no pior dos casos, causar a morte do seu cão.

Cachorro com Problema no Figado

Sintomas

Como em muitas outras doenças, os sintomas variam bastante de cão para cão e tanto podem apresentar bastantes sintomas como não demonstrar nenhum…

Apesar disso existe um conjunto de sintomas que são mais comuns entre os cães que sofrem algum problema de fígado, sendo eles:

  • Falta de Apetite;
  • Diarreia;
  • Vómitos;
  • Febre;
  • Depressão canina;
  • Coloração amarelada nas gengivas e olhos;
  • Etc…

Causas

Sendo este orgão tão importante e vital para o animal, um cachorro com problemas de figado pode ter como causa bastantes coisas, sendo algumas delas as seguintes:

  • Doenças congénitas;
  • Infeções por bactérias;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Ingestão indevida de drogas ou toxinas prejudicias;
  • Anemia;
  • Etc…

Diagnóstico

Devido aos sintomas serem comuns com diversos outros tipos de doenças, é importante haver um bom diagnóstico para se saber exatamente qual é o problema e se vem do fígado ou não.

Deve então levar o seu cão ao veterinário e então ele provavelmente irá fazer uma análise ao seu sangue ou um ultrassom.

Como um cachorro com problema de figado é um assunto tão sério para a saúde do animal convém que não hesite em ir ao veterinário se começar a notar algum dos sintomas descritos acima.

Cachorro com Problema no Figado

O Que Comer

Os cães com doenças hepáticas podem variar muito de um para outro porque o número de possíveis causas para esses problemas podem ser várias, no entanto existem algumas regras gerais.

Eles irão precisar de refeições com bastantes vitaminas e também proteína de qualidade, por isso se for preparar em casa, aqueles comeres que são mais nutritivos para nós humanos serão também para eles.

Recomendamos que quando for no seu veterinário que lhe peça mais informações sobre a dieta que o seu cachorro deve seguir para que assim possa ter a certeza que está a fazer tudo bem e a acompanhar a progressão do seu estado de saúde.

Ração Hepática

Nos dias de hoje já existem rações preparadas e feitas mesmo a pensar no seu cachorro com problemas de figado, a qual se chama ração hepática. Normalmente esta informação está bem visível na embalagem.

Por isso recomendamos que vá numa Petshop ou numa loja virtual e compre para o seu cão este tipo de ração, podendo também perguntar ao seu veterinário a opinião dele.

Tratamento Para Problemas de Figado

Os tratamentos utilizados para este tipo de problemas passam normalmente pela administração de algum tipo de medicamento apropriado para o respetivo problema e também adaptar a sua dieta.

As causas para estes problemas podem passar por várias coisas, desde problemas congénitos, a bactérias ou a acumulação de gordura no fígado devido à obesidade.

Para diminuir o trabalho do fígado e ajuda-lo a trabalhar melhor, o seu cão deve passar a comer mais nutrientes que ajudem fígado a trabalhar de forma melhor.

E então, já ficou a saber mais o que fazer quando um cachorro com problema no figado, desde o que comer, os sintomas, tratamento, etc…?

Deixe nos comentários a resposta à ultima pergunta junto da sua opinião ou sugestão com que tenha ficado após a leitura deste artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
2 comments Add yours
  1. meu cachorro esta com a barriga grande as laterais levei ao veterinário fiz o exame de sangue, constatou que ele estava com a doença do carrapato tratei por 30 dias com doxitec e spirulina suplemento mineral e continua a barriga enxada ele está comendo direitinho fas todas as necessidade normal tem que fazer uma ultrasom eu nao tenho condiçoes custa 250.00 estou desesperada a algum remedio que eu possa da para desenflamar me ajude por favou

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *