Border Collie

O Border Collie é um cão bem equilibrado, de tamanho médio, que exibe graça e agilidade em igual medida com a substância e resistência.

Ele é enérgico, alerta, atlético, ávido por agradar e profundamente inteligente.

Esta raça é famosa por suas habilidades de pastoreio e hoje eles ainda são extremamente ativos em campos de gado e em fazendas em todo o mundo.

Eles têm uma disposição maravilhosa, mas são um dos cães mais energéticos da comunidade canina. Pessoas com pouco tempo e espaço não devem possuir Border Collies.

Essa raça entrou na classe Miscellaneous do American Kennel Club em 1955.

Tudo Sobre o Border Collie

História

Não tão falado como outras raças, mas o Border Collie é considerado o cão mais inteligente do mundo, não é surpresa a razão pelas diversas paticipações de cães desta raça em programas de TV e espetaculos.

Originalmente esta raça tinha uma unica função, a qual teve durante muitos e muitos anos, que era ser um cão pastor, o qual se veio a revelar um dos melhores cães pastores exixstentes.

No século XVIII haviam competições entre cães para ver qual era o melhor a liderar um rebanho e foi aí que apareceu o Hemp, o cão que viria a ser o começo dos Border Collie.

Enquanto a maioria dos cães latiam muito e era assim que controlavam as ovelhas, o Border Collie ficava imovel á frente da ovelha mostrando uma posição de comando, o que resultava muito bem e até então ainda não tinha sido visto.

Rapidamente depois disso foram ficando cada vez mais famosos entre os pastores, indo rapidamente parar á America onde seriam adorados também.

Acabaram por se tornar um animal de estimação presente em muitas familias ao longo do tempo e hoje em dia não é invulgar se verem.

Border collie filhotes

Temperamento

É um dos cães com mais energia e divertidos que existem, sempre a mexer-se, ótimo para brincar com as crianças e sempre amistoso.

Quem nunca teve cão e não é experiente a liderar um cão, esta é uma das melhores escolhas.

Veja mais cães de médio porte:

Adestramento Border Collie

Border Collies são solucionadores de problemas e podem ser facilmente treinados para realizar qualquer tarefa, sendo bastante inteligentes e observadores.

O treinamento precoce é essencial para os Border Collies. Quanto mais cedo eles aprenderem a obedecer aos comandos, melhor.

Eles gostam de estar no comando e terão a oportunidade de governar o poleiro, se for dada uma pequena margem de manobra.

Reforço positivo e um tom gentil mas confiante são necessários quando se trabalha com Border Collies. Sua natureza sensível pode fazer com que eles se desliguem se forem tratados com mão pesada.

border collie adestramento

Saúde e Cuidados a Ter

A vida útil média do Border Collie é de 12 a 15 anos

Em termos higiénicos, basta ser escovado de vez em quando que chega bem para as suas necessidades.

No entanto tenha atenção que cachorros com orelhas caídas são especialmente propensos a infecções de ouvido, e limpezas semanais com um limpador veterinário são essenciais.

Já fisicamente e mentalmente, este tipo de cão esta sempre em constante movimento, e precisa de poder andar de um lado para o outro, saltar, brincar, e muito mais para gastar a sua energia.

Normalmente são bastante saudaveis mas existem algumas doenças às quais eles estão mais propensos, sendo algumas delas:

  • Surdez congênita;;
  • Degeneração cerebelar familiar;
  • Epilepsia;
  • Displasia do quadril;
  • Catarata;
  • Anomalia do olho de collie;
  • Atrofia generalizada da retina progressiva;
  • Outros distúrbios oculares…

Devo ter um Cachorro Desta Raça?

Ele é um ótimo cachorro para se ter, super divertido e carinhoso, caso tenha uma família com crianças não deverá ter grande problema visto que ele se dá muito bem com elas, apenas tenha cuidado se forem muito pequenas porque ele pode aleijá-las sem querer quando estiver a tentar brincar.

No entanto, caso você seja uma pessoa com pouco tempo para o ir levar a passear ou não tenha muito espaço para ele fazer por si mesmo o exercício em casa então não tenha um.

Eles são um monte de energia em forma de cão e caso não tenham hipótese de a libertar irão começar a deprimir ou a ter comportamentes destrutivos como forma de libertar essa energia acumulada.

E então, já ficou a saber mais sobre o Border Collie, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
One comment Add yours
  1. Preciso de ajuda, a minha cadela está tendo comportamento agressivo, já tive outro border Ville é incrível sua docilidade mas A’Magali’,está rosnando e às vezes atacando agente. Tenho crianças em casa,estou sem paz.Adoro a Magali não queria me livrar dela por isso.Me ajudem por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *