Boiadeiro Australiano / Cattledog

O Australian Cattledog (também conhecido como o Boiadeiro Australiano) foi desenvolvido na Austrália para conduzir o gado em silêncio, calma e pacientemente na longa caminhada até o mercado de vendas.

Naquela época, a tarefa era chamada de “cão de caça”. A raça também pode controlar com habilidade caprinos, cavalos e até mesmo patos e gansos.

O Cattledog é mais conhecido pela sua resistência, versatilidade e foco intenso em qualquer tarefa que esteja à mão. Diz-se que tem apenas duas velocidades: extremamente rápido e rápido dormindo.

Também supostamente detém o recorde do cão que viveu mais tempo: 29 anos.

O Australian Cattle Dog foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1980 como membro do seu Working Group. A raça foi transferida para o Herding Group em 1983.

Tudo Sobre o Boiadeiro Australiano / Australian Cattle Dog

História

O Boiadeiro Australiano (ou em inglês, Australian Cattle Dog), como o nome já indica, foi desenvolvido na Austrália.

Este cão foi criado com o objetivo de ser um cão pastor. Houve um certo momento em que as terras de gado foram ficando mais abandonadas e o gado ficou mais selvagem e desobediente e os cães pastores europeus deixaram de conseguir dar conta do recado, sendo preciso um cão que conseguisse correr muito sem se cansar, por caminhos difíceis e que consegui-se liderar o rebanho sem ter que latir, para não tornar o gado ainda mais selvagem.

Depois de vários cruzamentos entre o Dingo e o Collie (da cor azul merle), e que posteriormente teria sido acrescentado o Dálmata e o Kelpie australiano, surgiu o Australian Cattle Dog, o qual teve vários nomes antes desse.

Este cão demorou a chegar à América, principalmente por causa de já haverem muitas raças de cães pastores semelhantes estabelecidas mas no final do século XX este começou a afirmar-se e a ganhar o seu lugar na casa de muitas pessoas.

boiadeiro australiano filhotes

Temperamento

Este cão é bastante inteligente e cheio de energia, sendo que ele esta constantemente à procura de algo para fazer, algo que o desafie fisicamente e mentalmente. É muito fiel e é um ótimo cão de companhia para cuidar do seu dono.

Esta raça leva a proteção a um novo nível, sendo por isso excelentes cães de guarda, começando rapidamente a ladrar para servir de alerta caso um estranho esteja se aproximando.

Ele gosta de mordiscar os calcanhares das crianças quando estas estão a correr (muito devido ao que ele fazia com o gado), sendo este um cachorro que adora brincar e correr quando não está a trabalhar.

Veja mais cães de médio porte:

Adestramento Boiadeiro Australiano

Os Australian Cattle Dogs são muito fortes e gostam de testar limites.

Eles também podem se tornar dominantes, então é necessário que você seja um líder firme e consistente para o adestramento, caso contrário essa raça dominará a relação de poder entre ambos.

O treinamento e a socialização devem começar o mais cedo possível para estabelecer a posição de liderança. Se for deixado por conta própria, pode se tornar quase impossível treinar um cachorro desta raça mais tarde.

Esta raça é incrivelmente divertida de assistir quando eles estão no trabalho. Eles têm rabos compridos que usam como um leme para manobrar e mudar de direção. Têm pernas curtas e encorpadas, elas não parecem graciosas, até que ele começe a correr.

Eles são incrivelmente rápidos e ágeis sendo estas ótimas caraterísticas para um cão pastor.

Australian Cattledog

Saúde e Cuidados a Ter

A vida útil média do Australian Cattle Dog é de 10 a 13 anos, mas sabe-se que ele poderá viver muito mais se bem cuidado.

O Boiadeiro Australiano é um cão que para se sentir bem e manter saudável precisa de ser desafiado a todos os níveis. Faça um corrida longa com ele, brinque com ele de forma inteligente e faça-o sempre estar ativo.

Bastante espaço para correr é essencial para cachorros desta raça e se ele não o conseguir fazer regularmente irá desenvolver comportamentos destrutivos.

Deve também escovar o seu pêlo uma vez por semana para remover os pêlos mortos.

O banho só precisa ocorrer conforme necessário, quando o cão estiver particularmente sujo ou começar a emitir um odor.

As limpezas regulares dos ouvidos e dos dentes, assim como as aparas das unhas, também contribuem para a saúde geral, bem-estar e aparência atraente dos cães, não sendo algo obrigatório ou que tenha de fazer regularmente, mas de vez em quando recomenda-se.

Algumas das doenças que mais comuns que tendem a surgir em cachorros desta raça são:

  • Artrite : Inflamação de uma articulação;
  • Cataratas : Qualquer opacidade da lente do olho;
  • Surdez : Definida como a falta ou perda, completa ou parcial, da audição;
  • Displasia da Anca : Envolve o desenvolvimento anormal e/ou degeneração da articulação coxofemoral (anca);
  • Luxação Patelar : Comumente conhecida como “ patada no joelho”, ocorre quando a patela é deslocada da articulação;
  • Atrofia Progressiva da Retina : Grupo de doenças degenerativas do olho que levam à cegueira permanente em ambos os olhos;

boiadeiro australiano temperamento

Devo ter um Australian Cattle Dog?

Eles não são um cão ideal para famílias com crianças pequenas.

Eles vão se relacionar bem com as crianças em suas próprias famílias, mas eles podem ser cautelosos com crianças estranhas.

Podem ser um pouco impacientes com as crianças, por isso as famílias devem tomar cuidado extra para ensinar às crianças como se aproximar de um Boiadeiro, até porque ele está acostumado a liderar um rebanho e uma criança não é exatamente uma pessoa que siga essas indicações.

Por fim, como já mencionamos anteriormente, este é um cachorro que irá precisar de fazer bastante exercício para se manter ativo e caso não tenha espaço para ele o fazer ou não tenha tempo para o levar a passear regularmente então também não deve ter um.

E então, já ficou a saber mais sobre o Boiadeiro Australiano / Australian Cattle Dog, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *