Bicheira em Cachorro [ Remédio Caseiro + Como Tratar ]

A miíase canina (ou chamada também de bicheira em cachorro) é uma doença que ataca cães (e gatos também na versão felina), entre outros animais também, a qual é mais comum entre animais de rua, filhotes ou idosos.

Sabe o que é a bicheira ou só ouviu falar? Veja então melhor o que é esta doença.

Bicheira em Cachorro

O Que é?

A bicheira é provocada por vários tipos de moscas, os quais depositam os seus ovos em carne morte ou num dos orifícios do seu cão ou gato e depois esses ovos irão eventualmente transformar-se em larvas.

As miíases são divididas em duas categorias:

  • Biontófagas: Quando é em tecido vivo e o seu animal não tem que estar ferido;
  • Necrobiontófagas: Quando as larvas crescem em carne morta e se alimentam dela para crescer;

bicheira em cachorro remedio caseiro

Sintomas da Bicheira em Cachorro

Os sintomas desta doença são bastante poucos, mas bem visíveis ao observar o comportamento do seu animal, sendo elas:

  • Dor
  • Dificuldade para se mover e andar;
  • Inchaços subcutâneos;

Se for uma ferida aberta, pode ser capaz de observar as larvas.

Essa ferida também irá estar bem fresca e com um odor muito forte.

Como Tratar a Bicheira

Após um diagnóstico feito pelo veterinário, o qual depressa deve conseguir determinar se é uma miíase ou não, ele decide qual é o melhor a fazer.

Pode passar pela remoção das larvas com uma pinça e se sobrar mais alguma ele deve administrar ao seu animal algum tipo de droga antiparasitária.

Esta droga pode ser dada através de vários formas e tem como objetivo matar as restantes larvas presentes no seu animal enquanto se alimentam da carne.

bicheira em cachorro

Receita Caseira

Você pode fazer a remoção das larvas com uma pinça mas é importante que as retire todas. Após isso basta lavar a zona e desinfetar, fazendo depois um curativo, para proteger a ferida.

Recomendamos que sempre leve o seu animal ao veterinário porque ele sabe o que faz e tem mais capacidades para tratar o seu cão ou gato.

Prevenção é o Melhor Remédio

Mais uma vez dizemos que a prevenção é o melhor remédio.

E isto acontece para diversas doenças.

Garanta que o seu cão habita um lugar limpo e que não atraia moscas, não deixe feridas expostas no seu animal enquanto ele anda pela rua e protega o seu animal de coisas que o podem aleijar.

Observar o seu animal e detetar alguma diferença no seu corpo ou comportamento é crucial para se detetar qualquer doença e assim curá-la o mais depressa possível.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber mais sobre a bicheira em cachorro, desde o que é, como tratar, receita caseira, entre outras coisas?

Não hesite em deixar nos comentários que iremos responder o mais depressa possível.

2 comments Add yours
  1. Meu cão é poodle e tem dois anos não sei mas o que fazer realmente apresentou uma melhora , to dando remédio caseiro pra ela , minha sorte e que ela bebi bastante água , também coloco soro , to na luta com minha Nina .e muito triste por ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *