Beagle [Caratetisticas, Preço, Origem, …]

O Beagle (também conhecido como o Beagle Inglês) é bastantee reconhecível pelo seu olhar e é uma das raças mais populares na América.

É o menor dos cães de caça britânicos e, com o Otterhound e o Bloodhound, está entre os mais próximos dos ancestrais originais de todas as raças de cães.

A origem do nome do Beagle não é conhecida.

O mais conhecido de todos os Beagles talvez seja Snoopy – amigo e companheiro de Charlie Brown da tira de desenhos animados “Peanuts” criada por Charles Schultz.

Os Beagles são pequenos cães amigáveis, compactos e alegres e que conseguem ladrar bem alto.

Estes foram reconhecidos pelo American Kennel Club em 1885 como membros do Hound Group.

Desde então o Beagle só cresceu em popularidade, tanto como um cão de trabalho no campo quanto como um gentil e confiável amigo da família.

Tudo Sobre o Beagle

Historia

O Beagle são uma raça bastante antiga, que se acredita terem tido inicio em Inglaterra e foram desenvolvidos para serem o melhor cão para a caça.

Tornaram-se um cão com tão alta qualidade que até a Rainha Elizabeth I, no século XVI chegou a ter uma matilha de Beagles.

À medida que a caça se tornava cada vez mais popular na Inglaterra, os cavalheiros do campo criavam e caçavam com Beagles para a caça à lebre selvagem.

Com o passar dos anos, os adeptos por esta raça foram aumentando de número, sendo que na altura da Primeira Guerra Mundial houve uma expansão do seu número devido a se ter espalhado pela Europa e América quando os combatentes os levaram para o seu pais Natal.

beagle temperamento

Temperamento

O Beagle é um cão extremamente dócil, alegre, muito sociável e brincalhão. É um ótimo cão para se ter com crianças e cheio de energia, por isso é preciso que tenha espaço para se poder exercitar e gastar a sua energia diariamente.

A sua principal característica é o seu faro bastante apurado. Como já referido, o Beagle foi desenvolvido para ser um cão de caça e devido a isso tem este faro impressionante, que lhe dá a capacidade de ser uma das principais raças quando toca a ser um cão farejador de drogas e esse tipo de coisas, presentes em aeroportos muitas vezes…

Apesar de ser muito dócil, é um cão que por vezes pode ser um pouco insubordinado e teimoso quando em ambiente mais “caseiro” devido à sua origem de ser cão de caça e a sua necessidade de movimento e atividade. Para evitar isto, é bom que o dono tenha um pulso firme com ele sem ser abusivo.

Devo ter um Beagle?

Se você for uma pessoa que trabalha todo o dia fora de casa e não consegue dar muita atenção ao seu cão por falta de tempo, não é recomendado que tenha um Beagle.

Este tipo de cão, como já dito anteriormente, foi desenvolvido para a caça, mais especificamente em matilha, e por causa disso não lida bem com a solidão, podendo destruir as coisas que você não queria e criando este tipo de situações.

Outra caraterística é que eles começam a latir, quase como um uivo, o qual servia para sinalizar a sua posição para o resto da matilha.

beagle saúde cuidados

Cores e Qual Escolher entre Filhotes

Os filhotes Beagles devem ser escolhidos com cuidado. Quando numa ninhada, deve escolher um que pareça saudável, que goste de se mexer e depois de o escolher, deve ser tratado com carinho, mas lembre-se que nunca demais, porque é importante que ele saiba sempre os limites da brincadeira e evita que ele se torne insubordinado,

As cores mais comuns dos Beagles é três cores: branco, preto e castanho avelã ou uma versão mais clara com as cores branco e um castanho mais ligeiro.

Uma caraterística obrigatória é a ponta branca do seu rabo, a qual assinalava a sua posição para o caçador.

Veja também mais cães de médio porte:

Adestramento Beagle

Beagles foram rotulados como cães teimosos e têm a reputação de serem difíceis de adestrar.

Recomenda-se que o treinamento de obediência seja introduzido o mais cedo possível, antes que a teimosia possa se estabelecer.

Eles respondem melhor ao adestramento feito com deleites, assim como ao reforço positivo (punições apenas os levam a desenvolver comportamentos de evitação).

A resposta do Beagle aos odores é tanto uma bênção quanto uma maldição.

O seu olfato altamente evoluído torna-os um dos melhores cães de caça e rastreio, mas se o seu cachorro sentir um cheiro enquanto estiver na rua ele irá criar uma “surdez seletiva”, desligando completamente e não respondendo ao suae chamados para que ele retorne.

Por esta razão, os criadores recomendam nunca o deixar sem coleira em uma área que não esteja cercada.

beagle filhote

Saúde e Cuidados a Ter

A vida média do Beagle é de 12 a 14 anos.

Ele é um cachorro com uma saúde moderada, tendo atenção a escovar o seu pêlo uma vez por semana se possível.

Alguns problemas mais comuns que podem surgir no seu cachorro, de origem hereditária ou não, são:

  • Hipotireoidismo;
  • Distrofia corneana;
  • Glaucoma;
  • Estenose Pulmonar;
  • Hepatite;
  • Anemia;
  • Linfossarcoma;
  • Surdez;
  • Doença do disco invertebral;
  • Narcolepsia;
  • Olho de Cereja;
  • Cataratas;
  • Infecções do ouvido;

O Beagle é um cão que come bastante e como já dito, precisa de fazer um bom nível de exercício para gastar a energia que tem e as coisas que come ao longo do dia.

Limpeza de ouvido deve ser uma manutenção semanal, feita com um limpador aprovado pelo seu veterinário para manter infecções de ouvido o mais longe possivel.

Apesar de seu tamanho compacto, os beagles exigem muito exercício.

À primeira vista eles podem parecer um bom cão de apartamento, mas as famílias que não têm um pátio cercado devem levá-los a passear ou a um parque regularmente para manter o peso baixo e evitar o tédio.

Eles foram originalmente criados para serem cães de caça, então gostam de permanecer ativos e adoram estar na rua.

Criadores recomendam várias longas caminhadas por dia, além de tempo para correr.

E então, já ficou a saber mais sobre o Beagle, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *