Basset Hound

O Basset Hound (também conhecido como o cão Badger) tornou-se uma das mais conhecidas raças caninas.

Meigo, gentil e distinta na aparência, o Basset Hound é um animal de estimação leal e carinhoso sendo muito fácil de cuidar.

O American Kennel Club registrou seus primeiros Basset Hounds em 1885.

As suas principais caraterísticas são as suas pequenas pernas, mas robustas, corpo longo e baixo, orelhas caídas e olhos castanhos líquidos.

Tudo Sobre o Basset Hound

Historia

O Basset Hound foi desenvolvido no final dos anos 1500 pelos Frades da Abadia de St. Hubert no norte da França, como parte de um programa de reprodução seletiva para produzir um cão de que não fosse muito energético, lento e altamente inteligente que poderia ser seguido a pé em vez de apenas a cavalo.

Os Bloodhounds eram sem dúvida proeminentes em sua ancestralidade.

Estes cães foram criados para rastrear coelhos, raposas, esquilos, faisões e veados e, eventualmente, guaxinins e texugos, usando seu olfato apurado. Aparentemente caçavam javalis e lobos também.

Suas pernas curtas e o casaco apertado os tornavam especialmente úteis em arbustos grossos, e caçavam igualmente bem em matilhas ou sozinhos.

George Washington terá possuído um dos primeiros Basset Hounds nos Estados Unidos, que lhe foi dado pelo Marquês de Lafayette após a Revolução Americana.

A partir de 1883 as importações de Bassets contribuíram para a popularidade da raça na América, particularmente entre os esportistas que valorizavam seus talentos para caçar coelhos.

O American Kennel Club primeiro reconheceu o Basset Hound em 1885. A raça continuou sua popularidade no século 20, com um cachorrinho Basset sendo exibido com destaque na capa da revista Time em 1928.

Esta raça continua a ser um companheiro capaz de caçadores e um animal de estimação ideal da família.

basset hound saúde cuidados

Temperamento

O Basset Hound tem dois opostos.

Quando é um filhote ainda, é um cão cheio de energia e esta sempre a correr de um lado para o outro e adora roer tudo o que pode, por isso é bom ter algum cuidado com as suas coisas.

Com o passar do tempo, ele acaba por se tornar um cão bastante calmo e parado, estando bastante tempo no chão ou no sofá deitado.

É um ótimo cão de família que se dá bem com todos, tanto sendo estranhos ou outros cães. Ele é bastante bom com crianças, principalmente por causa da sua paciência mas como é um cão grande ainda e pesado, convém que esteja sempre um adulto a vigiar enquanto o seu filho for muito pequeno.

Se você é daqueles donos que deixa o cão muito tempo sozinho é um boa ideia ter outro cão que lhe faça companhia sendo que eles gostam muito de estar em grupo.

Veja também mais cães de médio porte:

Adestramento Basset Hound

Adestrar um Basset Hound pode ser um desafio. Alguns consideram isto um sinal de baixa inteligência, mas a verdade é que eles são altamente inteligentes e independentes, tornando-os resistentes à obediência.

Essa natureza independente pode torná-los imunes à disciplina e à falta de desejo de agradar as pessoas dificultando assim o treinamento com reforço positivo (normalmente feito com guloseimas ou carinhos).

Eles adoram comer, então treinar com guloseimas é a melhor forma para ter resultados, mas terá que ter muit paciência.

Tem que ter uma natureza confiante, sendo isso bastante importante ao treinar um cachorro desta raça, mostranso assim quem é o lider.

Bassets são cães de caça com um olfato aguçado. Se ele captar um cheiro irá se concentrar apenas nele e tudo o resto deixará de ter importância, acabando por não responder às tentativas desesperadas de seu dono de chamá-lo de volta para casa.

Por esta razão, é melhor manter o seu Basset Hound em uma coleira ou em uma área cercada.

Basset Hound temperamento

Saúde e Cuidados a Ter

Como é um cão peculiar devido ao seu aspecto, também traz alguns cuidados específicos para evitar alguns problemas que podem surgir.

Basset hounds precisam de exercício.

Não tanto quanto um cão de raça maior, mas eles são propensos a problemas de peso se não receberem atividade externa suficiente.

Tenha também cuidado com a sua alimentação porque ele tende a comer muito.

Sua baixa estatura é enganadora. Eles precisam de muito tempo para esticar as pernas todos os dias.

Uma casa de família com um quintal para correr e brincar é ideal para esta raça, mas moradores de apartamento que estejam comprometidos em passear com o seu cachorro regularmente e visitar um parque para brincar podem criar um Basset saudável e feliz também.

A expectativa de vida média do Basset é de 10 a 12 anos.

Preocupações com a saúde da raça podem incluir:

  • Alergias;
  • Problemas nas articulações;
  • Doença cardíaca;
  • Doenças da pele;
  • Infecções de ouvido;
  • Problemas de pálpebra e cílios;
  • Glaucoma;
  • Doença do disco intervertebral;

As suas orelhas devem ser limpas para evitar otites e convém tomar banhos de duas em duas semanas se possível para evitar dermatite devido à sua pele ser muito oleosa.

Por fim vá tendo atenção aos seus olhos e à zona em volta deles só por precaução e evitar o surgimento de algum problema como pequenos conjuntivite.

E então, já ficou a saber mais sobre o Basset Hound, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *