8 cuidados a ter com o seu gato

O seu gato como é de se esperar também precisa de alguns cuidados para se manter saudável e alegre. São esses cuidados que agora vamos enumerar, mostrando a vocês quais são as principais coisas a ter em atenção.

1. Alimentação

Ração super-premium é a recomendada para dar de comida ao seu gato porque fornece todos os nutrientes que o seu gato precisa para ser saudável.

Também deve evitar comidas gordurosas e molhos. Mantenha sempre a sua água limpa para evitar o aparecimento de germes ou bactérias.

2. Limpeza

Deve escovar o seu pêlo regularmente para evitar a criação de bolas de pêlo no seu estômago. Também se aconselha a que lhe dê um laxante especial para que as bolas de pêlo saiam junto com as fezes (2 vezes por semana).

cuidados a ter com o seu gato

Foto de Jordi Armengol

3. Mais Limpeza

Deve lavar os seus olhos com uma solução oftalmológica diariamente, limpar os seus ouvidos, não com cotonetes ou água oxigenada, mas com um produto especifico para tirar a cera em excesso.

4. Corte as unhas

Este não é tanto para a saúde do seu gato mas mais para a saúde dos seus móveis. Nas primeiras vezes peça ajuda ao seu veterinário para que ele o ensine.

cuidados gato

Foto de Andrew Pescod

5. Vacinação

Manter sempre a vacinação do seu gato em dia para evitar complicações. Não o deixe sair à rua enquanto ele não completar o esquema de vacinas.

Veja mais artigos sobre dicas para gatos:

6. Desparasitação

A desparasitação deve ser feita para evitar o aparecimento de parasitas como pulgas, por exemplo. Esta deve ser a rotina seguida:

– 15 dias até aos 3 meses: de 15 em 15 dias;
– 3 meses até aos 6 meses: de 1 em 1 mês;
– a partir dos 6 meses: de 3 em 3 meses;

gato cuidados

Foto de Eirik Newth

7. Esterilização

Se não pretende ter fazer criação ou ter mais gatos em sua casa então deve fazer a esterilização ao seu gato, tanto sendo macho como fêmea, o que irá também aumentar a esperança média de vida do seu gato.

Não é obrigatório, mas recomenda-se que este processo seja feito enquanto o seu gato ainda estiver na puberdade.

8. Arranhadores e Brinquedos

Deve comprar arranhadores para que o seu gato possa arranhar neles e não naquilo que você não quer e brinquedos para ele brincar e gastar as suas energias.

Isto é ainda mais essencial especialmente quando você deixa o seu gato a maior parte do dia sozinho dentro de casa sem companhia e sem que ele possa gastar as suas energias.

Se tiver sugestões sobre outros cuidados a ter ou alguma opinião não hesitem em comentar em baixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *