16 Mitos e Verdades sobre Gatos

Aos gatos são associados muitos mitos, uns com algum sentido, outros são mesmo apenas superstições. Agora vamos mostrar alguns dos mitos mais populares sobre os gatos e o porquê dele eles serem só isso mesmo, MITOS.

1. Os gatos não gostam de carinho

Muitos dizem que os gatos não gostam de carinho porque não estão sempre entusiasmados nem demonstram muito afeto quando acariciados mas eles definitivamente gostam de um bom colo e carinho.

2. Os gatos não gostam de brincar

Eles não brincam como os cães e as brincadeiras são diferentes e é isso que você tem de ter atenção. Não espere o mesmo de um gato e brinque como ele gostar. Coisas como seguir uma luz, ou agarrar uma corda, … são outras maneiras se brincar com o seu bichano.

3. Gatos transmitem doenças

Se forem saudáveis, tiverem as vacinas em dia e você cuidar bem deles não vão passar mais doenças que qualquer outro animal. Basta cuidar dele e não tem mais com que se preocupar.

4. Não gostam de água

Não existe nada que comprove isso. Uns gostam, outros não. Tal e qual como nós ou qualquer outro animal.
gato-agua

5. Os gatos têm 7 vidas

Os gatos não têm 7 vidas, nem 9 como se acredita em alguns países Nórdicos. Eles vivem em média 15 anos e os gatos de rua apenas 2 anos..

6. Gatos pretos dão azar

Como já imagina, isto é apenas uma superstição boba que em algum momento acabou sendo criada e até hoje é dos mitos mais populares sobre gatos.

7. Gatos caem sempre em pé

Eles têm de ter espaço para se virar (cerca de 60cm pelo menos) ou senão não há garantias que ele se consiga virar, podendo então não cair tão em pé assim.

8. Os gatos não se educam

Os gatos não se educam como os cães, isso não mesmo. Não são animais virados para fazer truques mas também se educam, especialmente com hábitos que não devem ter como fazer xixi onde não devem, etc.

gato adestramento

9. Conseguem ver no escuro

Os gatos não conseguem ver no escuro, ou melhor, eles não conseguem ver no escuro completo. Eles conseguem ver melhores que os humanos no escuro, mas precisam de uma quantidade especifica de luz para conseguir ver na escuridão.

Veja também mais dicas sobre gatos:

10. Não gostam de estranhos

Estes muitas vezes não se mostram amigáveis com estranhos mas isso depende de gato para gato. Se você acostumar o seu gato desde pequeno a estar rodeado de pessoas estranhas ele vai ficar mais amigável e social com outras pessoas.

11. Comer carne de gato cura a asma

Este é um mito muito antigo que não tem nenhuma prova cientifica que seja verdade. Poucos conhecem, mas é bastante peculiar esta crença.

12. Eles arranham só para fazer mal

É verdade que eles arranham quando se sentem em perigo ou ansiosos de alguma forma mas não o fazem só nessas situações. Eles ás vezes também acabam por arranhar sem querer quando os seus donos estão a dar carinhos ou no seu colo por exemplo.

gatos arranhar

13. Gato transmite asma

Mais um dos mitos comuns. A asma do gato é diferente da dos humanos e não é transmissível. Agora se você for asmatico pode ter alguns problemas com o pêlo dos gatos, já que eles deixam muito pêlo para trás e em si quando os agarra.

[Curiosidade] Deseja saber o que significa sonhar com gatos? Clique no link anterior então.

14. Os gatos amam leite

Este é o mito mais popular em todo o mundo na minha opinião, sendo que até em desenhos animados ele é sempre mostrado, mas isto não é verdade, e em gatos adultos leite pode causar problemas intestinais inclusive.

15. São perigosos com os bebés

Você não deve deixar eles sozinhos com gatos, ou com qualquer outro animal, mas eles não são especialmente perigosos com bebés. Deve ter especial atenção para que o bebé não puxe a cauda ou os bigodes ao gato.

16. Os gatos e os cães dão-se mal

O gato tem um instinto de caça aos gatos mas eles não se dão automaticamente mal. Caso sejam habituados a conviver um com o outro desde pequenos normalmente até se tornam grandes amigos. Muitas vezes até se dão mal por um ter ciúmes do outro quando ele se junta mais tarde à família.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...
One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *